Em 24 de março de 2022, através da Resolução Conjunta Nº 4, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprova e lança oficialmente o projeto Open Finance no Brasil.
O modelo, até então denominado Open Banking e puramente voltado para dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais, passa a configurar-se como uma estratégia mais ampla, ao contemplar dados sobre outros serviços financeiros como de credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Segundo a nota do Banco Central, espera-se com esta mudança facilitar a compreensão por parte do público em geral e evitar a profusão de terminologias (Open Banking e Open Finance), o que poderia dificultar o entendimento da iniciativa por parte dos clientes e inibir o uso dos produtos e serviços.
Ainda segundo o BC, a alteração ocorre conjuntamente com o avanço das interlocuções com o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), visando uma futura interoperabilidade entre participantes do Open Finance e do Open Insurance.
Mais detalhes sobre o anúncio e as mudanças propostas na Nota do Banco Central.
No responses yet